A lama de brumadinho é o nosso divã
O incidente de Brumadinho representa a falência do complexo sistema formulado para gerir os riscos decorrentes da mineração no Brasil. Sofisticado, ele envolve o cumprimento de uma série de regras de ordem técnica, assim como a apresentação de laudos de especialistas, de fiscalizações rotineiras por agentes do Estado, de avaliações por instituições independentes e do controle externo pelo Poder Judiciário. O sistema preconiza estratégias atualizadas de enforcement regulatório, assim como legitima o desempenho de regulação e governança por atores privados. Apesar de as principais características do sistema sugerirem a sua funcionalidade, ele não foi capaz de impedir, e muito menos de mitigar, os danos decorrentes do rompimento da barragem. O que deu errado?
Olha o jabuti! De olho no seguro de obras públicas da nova Lei de Licitações
A realização da finalidade do seguro garantia aplicado às obras públicas decorre da estruturação de um desenho regulatório adequado, capaz de garantir, por um lado, a viabilidade econômica deste produto para os seguradores e resseguradores e, por outro lado, a geração de incentivos ao Estado para que cumpra suas obrigações de pagamento.
Opacidade Autoritária da SUSEP
Decisões pouco transparentes traduzem viés autoritário da
autarquia
Marielle: o silenciar de uma inocência
As histórias de Macabéa e Marielle se interconectam como uma metáfora perfeita para os problemas que o Brasil enfrenta hoje em dia. Uma geração de brasileiros nascidos após o fim da ditadura militar (1964-1985) cresceu com a convicção de que o poder da democracia é a ferramenta mais eficaz para reformar a sociedade e buscar um futuro melhor. Mais igualdade, direitos e a consolidação do programa de democracia social da Constituição de 1988. Não haveria mais muros virtuais dividindo pessoas, mas pontes para incluir e aproximar diferentes grupos da sociedade. Como a cartomante previra a Macabéa, aos brasileiros e brasileiras muitas vezes previu-se um futuro próspero. Afinal de contas, a economia crescia, as instituições democráticas pareciam funcionar e as políticas sociais inclusivas se mostravam efetivas. De certa maneira, a ascensão de Marielle representou uma prova desse momento progressivo e inclusivo. Caso contrário, sob a velha gramática, agora com ares de nova, como alguém como Marielle seria capaz de encontrar um lugar sob o sol e triunfar?